quarta-feira, 7 de maio de 2014

Memória literária: herança preciosa


 
    Ottaviano de Fiore  diz que um dos fatores críticos  para uma pessoa se tornar leitora é ter passado a juventude numa escola que se preocupa com a criação do gosto por leituras.  Diz, ainda, o mesmo pesquisador, que a escola é o mais importante instrumento que a nação dispõe para implantar o hábito da leitura em crianças e jovens.
   Muitas crianças e jovens,  por sorte, estão passando a sua  juventude em escolas leitoras. A Escola de Educação Básica Josefina Caldeira de Andrade, no município de Videira/SC, é uma dessas escolas. Toda a comunidade escolar envolve-se com a formação leitora de suas crianças. A leitura é prática constante e todos os professores, de todas as áreas, estão engajados no Projeto de Leitura.   
   Quem está passando a juventude nessa escola certamente nunca a esquecerá e levará consigo uma herança preciosa que valerá para toda vida. É uma felicidade para uma criança estudar em uma escola que cuida de sua  memória de leituras, de sua história de leituras.
   Tive a alegria de participar de um dos momentos especiais do Projeto de Leitura da Escola de Educação Básica Josefina Caldeira de Andrade. Foi um dia  lindo, mágico, repleto de emoções, inesquecível.  Ver os livros que escrevi com tanta paixão serem  transpostos para outras linguagens, com tanta sinceridade e beleza é algo para não se esquecer jamais.
    Fiquei honrada e feliz por fazer parte de um dos momentos de um trabalho tão bonito que cuida da criação da memória de leituras das crianças e jovens, em especial, da memória literária, que os acompanhará por toda a vida.

Mais informações sobre o Projeto de Leitura da escola  aqui  e  
aqui

Lindas contadoras de histórias contando o livro Contra feitiço, feitiço e meio (Paulinas, 2011)





Releituras, recriações,  transposições e outros diálogos com as obras:











Infância, livros, afetos...