quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Se esta rua, se esta rua fosse minha....


 
RUA ÂMBAR  no Jornal NOTÍCIAS DO DIA - matéria assinada pela jornalista Edinara Kley de Florianópolis/SC.
Para formular a matéria, a jornalista me enviou uma pequena entrevista, que transcrevo abaixo. Ela contou que leu o livro com seu filho de 9 anos e os dois curtiram muito o passeio pela Âmbar. Adorei saber que meu livro caiu nas mãos de uma jornalista,  grande leitora,  e mãe-leitora.
 

 Edinara - De onde e quando surgiu a inspiração para a história do Miro e suas criações?

Eloí -  Certa vez, vi uma matéria na tv  sobre um menino que fazia miniaturas de latinhas recicláveis. O menino era encantador e suas criações eram perfeitas. Nunca mais esqueci a cena do garoto  fabricando  minúsculos objetos, todos irretocáveis. De um certo modo, Miro – Valdomiro Silveira – personagem de Rua Âmbar, surgiu dessa lembrança que ficou gravada na memória. Inventar o personagem foi o primeiro passo.  Depois,  Miro  toma posse da história e puxa o carro da fantasia, dando voz lírica  às miniaturas que inventa, ou explorando os recantos mágicos de sua rua de infância.

Edinara - Rua Âmbar tem uma mistura de vários elementos que encantam crianças (e adultos): miniaturas, mar, casas mal assombradas, bichos falantes, perda... Foi proposital essa junção?

Eloí - Não foi planejado, mas acabou acontecendo de se juntarem no mesmo movimento coisas que me encantam, como miniaturas de objetos, casas mal assombradas, bichos que falam nas histórias, ruas da infância,  o mar da costa esmeralda de SC.  A dor da perda é um sentimento que me toca muito. É um tema tão humano e inevitável. Em Rua Âmbar e em outros livros que escrevi ( Tua Mão na Minha, Beatriz em Trânsito, Casa de Consertos) acontecem perdas e os personagens têm que lidar com elas como podem. No caso de Miro, a fantasia  o auxilia na acomodação da dor para a vida brotar de novo e prosseguir, apesar do sofrimento causado pela perda do pai.

Edinara - Apesar de se tratar de uma ficção, você usou uma localidade real de Santa Catarina. Há algum motivo em especial, além do fato de estar na cidade onde mora?

Eloí - Escolhi como cenário  a praia de Mariscal porque é um lugar mágico, que me encanta há mais de trinta anos. Achei que seria um lugar muito apropriado para o menino  Miro morar e cultivar sua arte, seus amigos, suas fantasias e brincadeiras.

Edinara - A Rua Âmbar existe mesmo em Mariscal? Se existe, é da forma descrita no livro?


 A Rua Âmbar existe, sim, mas não da forma descrita no livro. É uma rua do mundo real, mas,  reeencantada, digamos assim. Passada pelo sonho, pela imaginação e apresentada em “outro estado” -  não mais  no “estado” de todos os dias.

Donde se conclui que, doravante, a Rua Âmbar, em Mariscal, tem duas vidas: uma real e outra de sonho. “O que é de verdade, para ter graça, tem de ser sonhado” – dissera a Miro a moça da casa creme, P.6

Edinara - Como surgiu a parceria com a ilustradora Márcia Cardeal? Já haviam trabalhado juntas antes?

Eloí - Há muito tempo eu acalentava o sonho de fazer um trabalho com Márcia Cardeal e a oportunidade chegou quando a editora Saraiva/Formato me  pediu a indicação de um ilustrador de Santa Catarina para ilustrar Rua Âmbar. Indiquei vivamente o nome de  Marcia Cardeal e, para minha alegria,  a indicação foi aceita.
Márcia veio em minha casa ( uma honra enorme) para conversarmos sobre as ilustrações  e fomos a Mariscal fotografar o cenário da obra. Uma visita emocionante, mágica e inesquecível, que marcou para sempre a história deste livro.
A  parceria com Márcia Cardeal foi maravilhosa  e o resultado   pode ser conferido “passeando” pela Rua Âmbar ( a de sonho).
 
Edinara - Em seus trabalhos anteriores a Bruxinha Elisa foi a grande estrela das histórias, em Rua Âmbar, embora de forma mais rápida também aparece uma bruxa. Há alguma relação entre elas? Ou entre você e esse personagem?

São bruxas em contextos diferentes.  Ambas no pleno exercício de suas  bruxidades. A bruxinha Elisa é uma bruxa-menina, bruxa-criança, moradora da mata funda.  A bruxa da costa esmeralda é uma bruxa do mar – diferente, em alguns pontos, das bruxas ditas “normais” ou tradicionais. É uma bruxa “misturada” – com o bem e o mal tramando nas entranhas. Sua passagem pela Âmbar é rápida, contudo, ajudou a compor o movimento na casa assombrada e deixou Miro bastante impressionado, por já tê-la visto num livro antigo sobre bruxas da costa esmeralda.