terça-feira, 21 de maio de 2013

Confrontando a dor da perda - o auxílio da imaginação poética


 
    Em uma antiga brincadeira infantil, a menina Dúnia encontra um modo de elaborar a dor e o desamparo de uma grande perda.  Descobre que podia continuar brincando o jogo infantil que aprendera com a mãe, que partiu. Brincaria pela mão da avó que  transmitira a brincadeira à família. A personagem tira do imaginário o ponto de apoio para continuar caminhando porque a vida e o jogo Tua mão na minha continuam, apesar de tudo.
Uma história sobre o poder de cura das palavras brotadas da imaginação e dos afetos.
 
 
A história de Dúnia  surgiu da  lembrança dos rituais de carregar água das fontes para as moradias, no campo, no século passado. As crianças faziam da “estrada da fonte” um caminho mágico, de brincadeiras e encantamentos. Nas pausas para descanso, a imaginação tomava conta de tudo e era possível viajar para longe nas águas  do “rio de balde,” ou inventar inusitados brinquedos com os vultos da paisagem,  enfeitiçados pela fantasia.

Em dias de grandes sofrimentos e perdas, a “estrada da fonte” transformava-se num refúgio poético ao relento, e  auxiliava no espairecimento e na  acomodação da dor para que a vida pudesse prosseguir e brotar outra vez, como brotava a mina d´água.


BOCHECO, Eloí. Tua mão na minha. Erechim: Habilis, 2013 

Onde encontrar o livro:

http://www.habiliseditora.com.br/

Habilis Editora Ltda
Emílio Grando 187/401 - Centro
99700-000 Erechim RS
Fone/Fax - 54 35225856



3 comentários:

Aline disse...

Que lindo, Eloí!
Será que eu o acho no Salão da FNLIJ?

Eloí Bocheco disse...

Oi, Aline! Obrigada pela visita.
Infelizmente não estará no Salão do Livro. Poderá encontrar no site da Habilis, ou com Fabiano, no e-mail fabianohabilis@yahoo.com.br
Beijos

Georgina Martins disse...

Eu quero esse também, querida; mas quero comprar. Vou procurar na rede pra comprar.