sábado, 8 de outubro de 2011

Conversas inesquecíveis...



No dia 04-10-2011, participei de um encontro com as crianças do terceiro e quarto anos da escola Adotiva Liberato Valentim, na Costeira do Pirajubaé, em Florianópolis-SC. O encontro aconteceu por conta do Projeto CLUBE DA LEITURA, da prefeitura de Florianópolis, que promove, em uma de suas etapas, a visita do escritor às escolas.Todos os detalhes deste belíssimo projeto de promoção da leitura, coordenado pelas  professoras Heliete S. Milack e Rosane Kreuch podem ser vistos no blog


As alunas da professora Simone Cintra abriram a sessão com uma linda apresentação do livro O pacote que tava no pote. Foi muito mágica esta apresentação e eu nunca vou esquecer este momento.



As paredes do recinto estavam repletas de produções feitas a partir da leitura das obras. Fui presenteada com um baú, dentro do qual havia várias caixas e, na última que abri ,encontrei uma porção de cartinhas da turma expressando opiniões sobre meus livros. As cartinhas são, em verdade, dobraduras lindas, em papéis de várias cores. 





Na hora das perguntas, muitas mãozinhas balançavam no ar, querendo saber uma porção de coisas. A bibliotecária conduziu a “sabatina” com muito tato e sabedoria.
Pude perceber que a moçadinha do Liberato Valentim tem bastante familiaridade com livros, com leitura, com literatura. O encontro com os autores não é uma atividade eventual, é continuidade de um trabalho de exposição aos atos de leitura usualmente praticados na escola, em classe e na biblioteca. Por sinal, a biblioteca tem duas encantadoras de leitores maravilhosas, Adriana e Rosa, que tive a felicidade de conhecer. Adriana é articuladora do projeto Clube da Leitura nesta escola.
Meus aplausos a todos os envolvidos neste trabalho de promoção da leitura e da literatura, que é um trabalho de criação de uma memória de leituras em crianças e jovens. Memória esta que os marcará para o resto da vida e poderá servir como suprimento para a caminhada que farão ao longo de suas existências.